O CNAC tem como sua missão, promover a aprendizagem da natação e a prática desportiva como um bem essencial, com um retorno importante para a sociedade, para Coimbra e para o país.
Celebra, em 2019, 35 anos de existência, tendo-se afirmado como uma referência incontornável no panorama da natação regional e nacional, assim como no ensino da natação e no serviço à comunidade.
Os alunos das escolas de natação, os atletas dos escalões de formação e da competição em natação pura e pólo aquático constituem, atualmente, um corpo de cerca de 800 atletas de vários escalões etários, desde crianças a adultos veteranos.
As nossas páginas de Facebook (institucional, natação e pólo aquático) tem mais de 2.500 seguidores, contando ainda com o apoio dos jornais locais na divulgação mediática semanal das atividades do Clube e dos seus atletas.
Direção 2020-2022
Presidente: Sara Gameiro (sócio nº: 29)
Vice-presidente (Área Financeira): Alexandre Melo
Vice-presidente (Área Desportiva): Carlos Melo
Secretária: Luísa Cortes
Vogal: Pedro Vicente
Vogal: Nuno Pina
Vogal: Alexandre Santos
Suplente: Miguel Ferro
A Nossa História
Fundado a 19 de outubro de 1984, o Clube Náutico Académico surge como a continuidade lógica da secção de natação do extinto CAC (Clube Académico de Coimbra). Instituição de Utilidade Pública desde 1997.
É pioneiro na criação das suas próprias escolas de aprendizagem, aperfeiçoamento técnico e rendimento desportivo,
É pioneiro no arrendamento de estruturas desportivas, tendo dinamizado a Piscina de Celas ao longo de 16 anos através de protocolo com a Direcção Geral dos Desportos (hoje IND).
Foi o primeiro Clube regional a promover intercâmbios desportivos e sociais, incluindo com clubes fora de Portugal, a dinamizar estágios de rendimento e a estabelecer parcerias nos campos científico-académico e empresarial para criação de conhecimento.
Foi o primeiro Clube regional a investir numa frota de transportes para levar as crianças da escola à piscina, servindo hoje cerca de 15 instituições na cidade e transportando por dia quase uma centena de crianças (mais de 200 por semana).
Apresenta mais de 2000 praticantes e sócios efetivos, levando o ensino da natação a mais de 800 crianças, jovens e seniores, seja em modalidades individuais, seja através de protocolos institucionais.
Liderança do panorama desportivo regional nas modalidades de natação e de pólo aquático, com uma regular presença de atletas internacionais nas suas fileiras.
Certificações
FPN – Escolas de Natação – Portugal a Nadar
Parceiros