Náutico cai de pé na estreia na 1ª Divisão do Campeonato de Portugal de polo aquático.
Náutico cai de pé na estreia na I Divisão
Equipa de Coimbra mostra muita raça frente ao 4º classificado da última temporada. Primeira parte irrepreensível acabou machada por terceiro parcial apagado.
Após seis anos de fora da principal competição do pólo aquático português, o Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC) deslocou-se este sábado às Piscinas de Srª da Hora, no Porto, para defrontar o Clube Naval Povoense (CNPO) em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato A1 Masculino. Adivinhava-se um jogo complicado para os conimbricenses, que enfrentavam o 4º classificado da temporada 2021/2022 (época em que as equipas se chegaram a cruzar na Taça de Portugal, num jogo que o conjunto da Póvoa de Varzim venceu tranquilamente por 22-10). No entanto, o CNAC protagonizou uma boa surpresa para aqueles que estavam presentes e mostrou que não ingressou no primeiro escalão para fazer número.
Apesar de o primeiro golo ter sido apontado pela formação da casa, por intermédio de Pedro Coentrão, a primeira metade do jogo foi da equipa de Coimbra. Num jogo sempre muito equilibrado, no qual a juventude de ambas as formações se fez notar (nenhuma das equipas tinha uma média de idades superior a 20 anos), o CNAC conseguiu superiorizar-se nos dois primeiros parciais, que venceu pela margem mínima (2-3 e 3-4), levando o jogo para intervalo com 5-7 no marcador.
Depois da paragem, o Povoense pôs o pé no acelerador e apontou três golos de rajada, deixando os forasteiros sem resposta. O desgaste anímico e físico motivado pela falta de banco (foram vários os atletas que jogaram o jogo completo) não deu margem de manobra ao Náutico, que até ao fim do parcial viria a sofrer ainda mais quatro golos, chegando ao último quarto com 12-7 no marcador. Aí, a formação orientada por Nuno e Cristina Mariani voltou a conseguir equilibrar a partida, fechando o resultado em 16-11.
De recordar que o CNAC chega à primeira divisão após ter ficado em 6º lugar (2º entre as equipas A) no A2 Masculino na última época, sendo que beneficiou da desistência do Cascais Water Polo da liguilha de promoção (equipa que já tinha derrotado para a Taça de Portugal). Com a saída do Foca, os jovens de Coimbra fecham o leque de sete equipas que este ano competem na I Divisão nacional.
Na próxima semana, o Náutico recebe o vice-campeão nacional Clube Fluvial Portuense, no Complexo de Piscinas Rui Abreu, pelas 15h00.
CN Povoense 16 – 11 CNAC (2-3; 3-4; 7-0; 4-4)
Pelas equipas alinharam e marcaram:
CN Povoense: Octávio Mata, Gonçalo Monte, Tiago Mineiro (6), Luís Coentrão, Filipe Santos (1), André Vieira (1), André Morim, Pedro Coentrão (5), Diogo Morim (2), Diogo Fonte (1), José Pereira, Rafael Teixeira, Miguel Casanova
CNAC: João Rodrigues, Pedro Baptista, Afonso Silva, Diogo Pina (4), Gonçalo Pina (4), Tomás Veríssimo, Gonçalo Oliveira, João Rocha (1), Henrique Silva, Nuno Pinto (2)