CNAC comemora o 35º aniversário ao serviço da natação Conimbricense – 19/10/1984 | 19/10/2019
Passaram 35 anos desde a fundação do Clube Náutico Académico de Coimbra, acontecimento que remonta ao dia 19/10/1984. Por iniciativa de um grupo de nadadores, pais, dirigentes e treinadores que tomaram a ousada decisão de não integrar a AAC e reiniciar um projeto diferente, com raízes no CAC (Clube Académico de Coimbra), nasce o CNAC. Desde a sua fundação, apresentou-se como um projeto associativo que privilegia a formação de crianças e jovens articulando-a com a dimensão competitiva do desporto. Trabalha no âmbito da prestação de um serviço de qualidade e tem, ao longo destes anos, deixado as suas marcas pelos cais das piscinas. Ligado de forma indelével a dois professores, Jaime Lobo e Shigeo Tsukagoshi, tem revelado ser capaz de elevar o nome da natação de Coimbra. A comprovar, este ano, pela 1ª vez na história do Clube, teve um atleta no Campeonato do Mundo em Gwangiu, Tomás Veloso. Igualmente no Pólo Aquático, Alice Rodrigues marcou presença no Campeonato do Mundo Júnior, no Funchal.
As múltiplas valências desportivas proporcionadas pelo CNAC, que ao longo destes 35 anos tem habituado a cidade, elevam o ensino de natação e de pólo aquático a crianças (com múltiplos protocolos com escolas), a prática de Hidroginástica e natação de adultos, não descurando, obviamente, o projeto competitivo da Natação Pura, do Pólo Aquático e mais recentemente a natação Master.
Os meus parabéns, também passei por esse grande clube como treinador. Efectuamos uma excelente época, valorizando os valores existentes e iniciando outros..
A procura também foi grande para elevar o nome da natação de Coimbra. e o cnac .
Luís Brito Rosa